A importância da postura profissional no LinkedIn

Reflexão importante sobre a postura profissional ao comentar e publicar artigos no linkedin e em outras redes sociais

Paulo Matos

5/9/20241 min read

Nós vivemos em uma era em que a liberdade de expressão tem sido cada vez mais questionada e debatida, o que é ótimo e, independente da sua opinião, ela deve ser valorizada e respeitada.

Discordar e debater ideias de forma civilizada é saudável e enriquecedor. No entanto, recentemente tenho notado uma tendência preocupante em algumas postagens aqui no LinkedIn, onde as pessoas, acham que se uma pessoa tem uma opinião diferente da sua, ela merece ser distratada e ofendida.

Esta é uma rede profissional, um espaço onde construímos nossa marca pessoal e buscamos oportunidades de carreira, um espaço para troca e construção de ideias, debates saudáveis e construtivos. O que muitas vezes esquecemos é que, embora tenhamos o direito de expressar nossas opiniões, devemos fazê-lo mantendo uma postura profissional. No entanto, o limite entre discordar educadamente tem sido ultrapassado para o ofender, desvalorizar e desmerecer.

Opiniões pessoais devem ser respeitadas, independentemente de concordarmos ou não. Xingar e ofender diz mais sobre o ofensor do que sobre o ofendido.

Quando leio determinadas reações, lembro como nós recrutadores, avaliamos os perfis de candidatos no linkedin. Um recrutador sério não está interessado em sua opinião política, religiosa, etc, mas certamente na maneira como você reage a críticas e qual a sua postura diante daqueles que discordam de você.

Manter uma postura profissional não significa ser neutro. Podemos e devemos manifestar as nossas opiniões com respeito, cordialidade e abertura ao diálogo construtivo. Lembre-se sempre de que suas interações online podem influenciar a percepção que os outros têm de você profissionalmente.

Vamos aproveitar ao máximo o LinkedIn, transformando-o em um espaço onde podemos aprender uns com os outros, independentemente das nossas diferenças. Vamos ser conhecidos não apenas por nossas habilidades, mas também pela nossa ética profissional, respeito mútuo e contribuição para a construção de novos conhecimentos

Juntos, podemos construir uma comunidade mais positiva e inclusiva neste ambiente profissional valioso.

Qual a sua opinião sobre esse assunto?